Motoristas devem apresentar novo documento obrigatório para não levarem multa

Uma atualização nas leis de trânsito deve trazer um alerta a mais para os motoristas. Essa atualização torna obrigatório o transporte do comprovante de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA). Antes, os motoristas já deviam transitar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa mudança visa assegurar o trânsito nas vias e que todos os veículos estejam em conformidade com a legislação.

Dessa forma, os novos documentos requeridos são o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e o seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

O CRLV atesta que o veículo está com as normas de segurança estabelecidas, e o DPVAT oferece cobertura para danos em acidentes de trânsito. Isso inclui despesas médicas, invalidez permanente e falecimento.

Como adquirir os documentos?

Para adquirir os novos documentos estabelecidos na Lei, é necessário garantir o pagamento do IPVA. Já o DPVAT é pago anualmente, com outras taxas associadas ao veículo. 

Essa documentação pode ser emitida eletronicamente nos DETRANs estaduais, proporcionando agilidade e facilidade aos proprietários dos veículos.

Por que exigir estes documentos?

Pago anualmente, o DPVAT assume um papel crucial ao oferecer indenizações em casos de falecimento, invalidez permanente ou despesas médicas, resultantes de acidentes de trânsito.

Além disso, os documentos podem ser pagos através de diversos bancos autorizados, conferindo aos motoristas, várias opções para cumprir com suas obrigações legais de forma prática e segura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.