Simples escavação para túnel acabou virando uma grande descoberta arqueológica
Na costa de Varberg, na Suécia, arqueólogos fizeram descobertas significativas ao encontrar vestígios de seis naufrágios datados entre a Idade Média e o século 17. Estes achados oferecem uma janela única para o comércio marítimo da época, revelando detalhes sobre a construção naval e as rotas comerciais utilizadas. As escavações, iniciadas em 2019 durante a construção de um túnel, revisitaram informações valiosas sobre a história marítima da região.
Os naufrágios encontrados incluem quatro embarcações da Idade Média, uma do século 17 e uma cuja datação ainda não foi confirmada. A localização de Varberg, que abrigava um antigo porto até o século 17, foi estratégica para o comércio marítimo, conectando cidades como Gotemburgo e Lund.
Quais são as características dos naufrágios encontrados?
Entre os naufrágios, destaca-se o Varbergsvraken 2, construído na década de 1530 com madeira de carvalho local e clínquer, um material vulcânico utilizado como cimento. Este tipo de construção, caracterizado pela sobreposição de pranchas, era comum no norte da Europa e conferia às embarcações uma aparência estriada. A estrutura do naufrágio 2 é a mais bem preservada entre os achados, enquanto os naufrágios 5 e 6 estão em condições menos favoráveis.
O Varbergsvraken 5, datado do século 17, também foi construído com madeira escandinava. Acredita-se que tanto o Varbergsvraken 2 quanto o 5 tenham navegado fora das cidades medievais de Varberg e Ny Varberg. A descoberta de um esconderijo de equipamentos e peças de reserva no Varbergskoggen 1, protegido por uma pilha de pedras, sugere que essas embarcações estavam preparadas para longas viagens marítimas.
Como as técnicas de datação contribuíram para a pesquisa?
A datação dos naufrágios foi realizada por meio de amostras dendrocronológicas, que analisam os anéis de crescimento das árvores. O Naufrágio 1, por exemplo, foi construído com madeira derrubada após 1346, proveniente da região que hoje abrange os Países Baixos, Bélgica e nordeste da França. Já o naufrágio 2 utilizou carvalho derrubado entre 1355 e 1357 no norte da Polônia.