Governo divulga opção para resolver o benefício suspenso ou negado do INSS, sem precisar ir para a justiça


Muitos brasileiros sonham com a aposentadoria e podem receber benefícios, como Benefício de Prestação Continuada (BPC) e auxílio-doença, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, muitos podem sofrer com a suspensão ou até ter o benefício negado. Para isso, é possível entrar com um recurso administrativo sem precisar recorrer ao sistema judicial. A seguir, explicamos como você pode garantir a sua aposentadoria sem precisar entrar na justiça.

Se você teve o benefício do INSS suspenso ou negado, saiba que o governo disponibiliza uma opção para resolver esses impasses sem necessidade de ação judicial. Esse pedido de revisão está disponível para todos os brasileiros que desejam contestar uma decisão do Instituto. É fundamental apresentar argumentos e documentos que comprovem a necessidade da contestação.

Como Recorrer a Decisão do INSS Sem Entrar na Justiça?

Entrar com um recurso administrativo dentro do prazo de 30 dias após a decisão do órgão é essencial. Esse período permite que o segurado reúna todas as informações necessárias, como:

  • Laudos médicos;
  • Certidões;
  • Comprovantes;
  • Provas que reforcem a contestação da decisão do INSS.

O processo para entrar com a solicitação é simples. Abaixo explicamos o passo a passo:

Passo a Passo para Recorrer no INSS

  1. Entre no site ou aplicativo “Meu INSS”;
  2. Selecione a opção “Entrar com recurso”;
  3. Escolha “Recurso Ordinário”;
  4. Preencha o formulário eletrônico com o motivo da solicitação;
  5. Anexe os documentos necessários.

O prazo para a finalização do recurso é de seis meses. Durante este período, o solicitante pode verificar o andamento do processo no site consultaprocessos.inss.gov.br. Caso o recurso seja negado, o segurado pode recorrer da decisão junto à Junta de Recursos do INSS.

Como Solicitar Benefícios do INSS?

Para solicitar o auxílio-doença, siga os seguintes procedimentos:

  1. Acesse o “Meu INSS” através do site ou aplicativo para Android e iOS;
  2. Na página inicial, selecione “Pedir benefício por incapacidade”;
  3. Confira os dados que aparecem na tela;
  4. Anexe os documentos necessários (identidade e documentação médica) clicando no “+”;
  5. Finalize o pedido.

Já para pedir o BPC, o processo é um pouco diferente:

  1. Acesse o site “Meu INSS”;
  2. Faça login no sistema, escolhendo a opção Agendamentos/Requerimentos;
  3. Clique em “novo requerimento”;
  4. Acompanhe o andamento pelo site, na opção Agendamentos/Requerimentos.

Quais Documentos São Necessários?

Uma pergunta comum entre os segurados é sobre quais documentos são necessários para solicitar os benefícios do INSS. A documentação básica inclui:

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Documentação médica, no caso de auxílio-doença;
  • Certidões adicionais, conforme a necessidade do benefício solicitado.
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