Como começar o processo de aposentadoria pelo INSS?


Tem se tornado cada vez mais fácil requisitar a aposentadoria no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O processo, que há alguns anos era realizado presencialmente, pode hoje ser feito digitalmente, com o envio da solicitação pelos canais remotos da Previdência Social.

Com a digitalização dos serviços, a burocracia foi reduzida, tornando o pedido de aposentadoria mais acessível a todos. No entanto, é necessário seguir alguns passos fundamentais para garantir que tudo ocorra corretamente.

Como dar Entrada na Aposentadoria pelo Meu INSS

A fim de solicitar a aposentadoria no Meu INSS, o primeiro passo é reunir todos os documentos necessários. Estes documentos podem ser fotografados ou encaminhados em formato PDF através do portal.

Com o login, o próprio sistema reconhece os dados do cidadão e já possui alguns documentos registrados, como o extrato previdenciário. Outros comprovantes podem ser solicitados e cabe ao cidadão encaminhá-los dentro do prazo. A partir disso, basta seguir o passo a passo:

  • Faça login no Meu INSS com dados do Gov.br;
  • Em “Novo requerimento” será aberta uma aba para pesquisa, digite “aposentadoria” e escolha a alternativa de aposentadoria desejada;
  • Confira se cumpre com os requisitos mencionados e continue;
  • Preencha as informações e anexe os documentos;
  • Envie o pedido.

No caso da aposentadoria por invalidez, será obrigatório passar por perícia médica. O acompanhamento do pedido pode ser feito em “Resultados” usando o mesmo aplicativo.

Quais Documentos São Necessários para Pedir Aposentadoria no INSS?

Antes de fazer o pedido de aposentadoria do INSS, é essencial ter em mãos os seguintes documentos:

Documentos pessoais:

  • CPF e RG;
  • Documentos de trabalho e contribuição, como carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
  • Documentos de comprovação de tempo especial, se trabalhou em atividades consideradas especiais, como exposição a agentes nocivos à saúde.

Documentos complementares:

  • Certidão de nascimento atualizada com a averbação da incapacidade, se for o caso;
  • Documentos do responsável legal, se for o caso;
  • Relatórios médicos, laudos e exames atualizados, se a incapacidade ainda não estiver materializada por medida judicial;
  • Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), emitido pelo INSS, se houver;
  • Fichas financeiras de todo o período de trabalho;
  • Ficha do Registro de Servidor Público, ficha do contrato de trabalho, ficha financeira, termo de posse e certidão de tempo de serviço da prefeitura, se for o caso;
  • Ato concessório do último adicional por tempo de serviço, se for o caso.

O Que é Necessário para Criar uma Conta no Gov.br?

Para acessar o portal Meu INSS é imprescindível ter uma conta no Gov.br. A criação dessa conta é simples e pode ser feita seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse o site oficial Gov.br;
  2. Clique em “Criar sua conta Gov.br”;
  3. Preencha os dados pessoais necessários;
  4. Confirme a verificação de segurança;
  5. Finalize o cadastro seguindo as instruções enviadas por e-mail ou SMS.
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