Você Vai Ficar Chocado Com Esse Benefício Do INSS Para Quem Tem 2 Empregos

Você sabia que é possível trabalhar e ainda receber um benefício do INSS? Graças ao Auxílio-Inclusão, um benefício da Assistência Social voltado para pessoas com deficiência que estão entrando ou retornando ao mercado de trabalho, essa é uma realidade. 

Criado para apoiar a inclusão social e econômica, este auxílio é um incentivo importante para aqueles que desejam conciliar um emprego remunerado com suporte financeiro.

O Que é o Auxílio-Inclusão?

O Auxílio-Inclusão é um benefício previsto no artigo 94 da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e regulamentado pela Lei nº 14.176, de 22 de junho de 2021. 

Seu objetivo é incentivar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ao iniciar um emprego, a pessoa com deficiência tem seu Benefício de Prestação Continuada (BPC) suspenso e passa a receber o Auxílio-Inclusão, além da remuneração do trabalho.

Características do Benefício:

  • Valor Mensal: Meio salário mínimo;
  • Isenção de Descontos: Não há descontos ou contribuições aplicáveis;
  • Ausência de Décimo Terceiro: Não há direito ao 13º salário;
  • Pensão por Morte: Não confere pensão por morte aos dependentes.

Requisitos para Acesso

Para acessar o Auxílio-Inclusão, é necessário:

  • Beneficiário do BPC: Ser beneficiário do BPC ou ter sido beneficiário e ter o benefício suspenso ou cessado nos últimos cinco anos devido a trabalho remunerado;
  • Cadastro e Inscrição: Estar com inscrição atualizada no Cadastro Único e no CPF;
  • Segurado da Previdência: Ser segurado do regime geral ou próprio de previdência social;
  • Renda e Remuneração: Receber uma remuneração mensal limitada a dois salários mínimos;
  • Grau de Deficiência: Ter deficiência de grau moderado ou grave;
  • Critérios do BPC: Atender aos critérios de manutenção do BPC, incluindo a renda familiar mensal por pessoa.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.