Maior avião do mundo será usado apenas para missões especiais

O WindRunner, uma aeronave de proporções impressionantes, será destaque no Paris Air Show deste mês. Com 108 metros de comprimento, este gigante dos ares já é considerado o maior avião do mundo em volume.

Sua presença no evento atrai olhares curiosos e admirados, destacando-se por suas dimensões extraordinárias.

Comparado a marcos icônicos, o WindRunner é três vezes maior que o Cristo Redentor. Projetado para missões específicas, ele não se destina ao transporte comercial tradicional.

Seu uso será restrito a operações especiais, como transporte de cargas volumosas e missões de resgate em áreas remotas.

Quais são as características do WindRunner?

O WindRunner supera o lendário Antonov An-225 Mriya, que possui 84 metros de comprimento. Seu compartimento de carga, com capacidade de 7.700 m³, é mais de três vezes maior que o do Airbus BelugaXL.

Essa capacidade impressionante torna o WindRunner ideal para transportar cargas volumosas, como pás de turbinas eólicas.

Além de seu tamanho, a aeronave se destaca pela capacidade de operar em pistas não pavimentadas. Com apenas 1.800 metros de extensão de terra compactada, o WindRunner pode pousar e decolar, facilitando o acesso a regiões isoladas.

Essa característica amplia seu potencial para uso militar e em operações de emergência.

Como o WindRunner foi desenvolvido?

O projeto do WindRunner é liderado pela empresa norte-americana Radia, mas conta com uma colaboração internacional. A brasileira Akaer é responsável pela cabine pressurizada e integração dos sistemas. Empresas da Espanha, EUA e Reino Unido também participam do desenvolvimento de diferentes partes da aeronave.

Embora ainda não esteja pronto para voar, o modelo apresentado no Paris Air Show será uma amostra do projeto, destacando detalhes visuais.

A Radia busca fornecedores para os quatro motores que equiparão a aeronave, uma etapa crucial para sua operação futura.

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