A partir de agora, cidadãos destes 3 países só poderão entrar no Brasil com visto
A partir de abril de 2025, o Brasil implementará uma nova política de vistos para cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos. Esta mudança surge como uma resposta ao princípio da reciprocidade, já que esses países não oferecem isenção de visto para brasileiros.
O Ministério das Relações Exteriores anunciou a medida em 2023, destacando que o Brasil não pratica isenção unilateral de vistos. O governo brasileiro continua a buscar acordos de isenção de vistos em bases recíprocas com esses países.
Como Funciona o Processo de Solicitação de Visto?
O processo de solicitação de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália é realizado de forma eletrônica. O sistema foi implementado em 2023 e visa simplificar o procedimento para os solicitantes. O primeiro passo é o cadastro no site da VFS Global, onde o solicitante deve preencher um formulário e enviar cópias do passaporte e uma foto. Não é necessário realizar entrevistas ou apresentar comprovantes de renda.
Após o preenchimento do formulário, é preciso pagar uma taxa de US$ 80,90. Com o pagamento confirmado, o solicitante recebe um e-mail com o status da inscrição. Se aprovado, o visto eletrônico é enviado em formato PDF, que deve ser impresso e apresentado no momento do embarque e desembarque no Brasil.
Quais Países Precisam de Visto para Entrar no Brasil?
Além dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, o Brasil exige visto de entrada para cidadãos de mais de 60 países. Entre eles estão Angola, Arábia Saudita, China, Cuba, Egito, Índia, Irã e Iraque. A política de exigência de vistos é baseada no princípio da reciprocidade, que determina que, se um país exige visto de entrada para brasileiros, o Brasil também exigirá visto dos cidadãos desse país.
Por outro lado, algumas nacionalidades podem entrar no Brasil sem visto, mas com restrições de permanência que variam entre 30, 60 ou 90 dias, dependendo do país de origem.